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São Bernardo do Campo - SP
Prevenção do Efeito L: Dominando a Estabilidade Veicular e Riscos

Você está familiarizado com o conceito do fenômeno conhecido como "efeito L" no contexto rodoviário, bem como as medidas de prevenção associadas a ele?

De acordo com especialistas na área, o fenômeno do "efeito L" emerge como uma manifestação decorrente da instabilidade manifestada pelo conjunto do veículo de carga, especificamente na articulação da carreta em relação à sua quinta roda.

As causas subjacentes a esse fenômeno podem variar, incluindo a atuação inadequada dos freios durante manobras em curvas, o desalinhamento dos sistemas de frenagem no veículo trator, bem como a inadequação da velocidade adotada pela composição veicular. Adicionalmente, a ocorrência do fenômeno pode ser influenciada pelo bloqueio do eixo traseiro do caminhão.

Dentre os fatores precipitantes, a deficiência de sistemas de frenagem, a qual pode decorrer da ineficácia de componentes em virtude de desregulagem das catracas de freio, desgaste das lonas, vazamentos de ar, má distribuição da pressão pneumática entre os eixos, bem como equívocos na distribuição de carga sobre o veículo, ilustram as principais determinantes associadas aos incidentes envolvendo caminhões.

Ainda, é importante destacar que uma série de fatores, além dos mencionados, pode contribuir para a diminuição da vida útil dos sistemas de freio.

Os eventos propulsores do efeito L em ambiente rodoviário

Os cenários que propiciam o surgimento do fenômeno "efeito L" em ambiente rodoviário, notadamente em condições escorregadias, particularmente em dias chuvosos, podem gerar consequências severas em termos de acidentes viários.

Quando há discrepâncias no equilíbrio de frenagem entre o veículo trator e a carreta, o bloqueio abrupto das rodas em um ou mais eixos pode ocasionar as circunstâncias descritas a seguir:

  1. Em caso de bloqueio do eixo dianteiro do caminhão, o conjunto veicular avançará linearmente independentemente do ângulo das rodas, prejudicando a capacidade do motorista de efetuar desvios diante de obstáculos.
  2. O bloqueio do eixo de tração do veículo propicia a emergência do denominado "efeito canivete" ou "efeito L", cujas manifestações podem ocorrer mesmo quando o eixo dianteiro se encontra alinhado.
  3. Semelhantemente à situação anterior, o motorista perde a capacidade de direcionamento do conjunto, o que pode culminar na invasão da faixa oposta e subsequente colisão com outros veículos, além da perda de aderência e controle veicular.

Ainda, cumpre mencionar que, em casos em que as rodas de tração são bloqueadas, qualquer desvio ou força lateral pode resultar em uma rápida rotação do veículo trator, exacerbando o fenômeno do "efeito L". Este é mais frequentemente observado quando o veículo está desprovido de carga.

É importante notar que o fenômeno do "efeito L" também pode ser desencadeado independentemente da atuação dos freios, por exemplo, durante manobras em curvas com pista úmida, quando o condutor repentinamente alivia o pedal do acelerador. Mesmo o sistema de freio motor pode induzir esse efeito.

Estratégias de prevenção do fenômeno "efeito L"

Para mitigar o risco de ocorrência do fenômeno "efeito L" e seus desdobramentos, são recomendadas as seguintes medidas:

  1. Realizar o adequado balanceamento e ajuste dos sistemas de freio.
  2. Empregar sistemas de frenagem antibloqueio (ABS), os quais monitoram e regulam eletronicamente a força de frenagem nos eixos, prevenindo o bloqueio das rodas em situações de freadas bruscas, assim assegurando a estabilidade direcional e a capacidade de manobra.
  3. Adotar práticas de manutenção preventiva de todos os sistemas e componentes envolvidos no conjunto veicular.